Gostei do Tynix, mas confesso que esperava algo diferente. Seu design repleto de cristais é lindíssimo, mas não entendi bem essa escolha. Ele devia ter ligação com os animais que lhes deram a transformação ou com a natureza em geral e não com o primeiro MiniWorld que elas irão conhecer. Mas com isso fiquei pensando na possibilidade do Tynix se adaptar a cada MiniWorld visitado. Pelas sinopses divulgadas até agora, teremos pelo menos três: Pedras Preciosas, Folha e Gota. Então a base do Tynix poderia continuar a mesma com os cristais sendo substituídos por folhas, gotas e etc. Acho que ficaria bem legal, mas sei que essa minha teoria é impossível, a Rainbow tem evitado transformações mais complexas e trabalhosas. Mas vamos ao que interessa...

O enredo foi um pouco forçado, mas já sabíamos que seria assim. Os animais revelam que são os Guardiões do Poder Supremo ou algo do tipo e lhes dão os braceletes Tynix. Com essa nova transformação elas serão capazes de explorar os MiniWorlds que suportam todos os ecossistemas.
O design do Tynix não tem nada a ver com o seu nome (Tiny = Minúsculo), mas acreditamos que elas virarão miniatura para conhecer os MiniWorlds. Logo, o nome poderá ter ligação com a principal habilidade da transformação. Mas por enquanto isso é só uma suposição.
No início do ano tivemos um artigo que informava que a temporada teria uma pitada de 3D (link). Então poderíamos ter novamente um local especial para justificar a mudança de formato, como o Oceano Infinito e o Legendarium. Depois soubemos dos tais MiniWorlds e tudo pareceu se encaixar, mas aí vimos o Tynix em 2D. Obviamente elas não estavam em nenhum MiniWorld, então ainda existe a possibilidade deles (e das Tynix) aparecerem em 3D. Particularmente não gostaria disso, prefiro o desenho em 2D, mas se acontecer pelo menos veremos a transformação nos dois formatos, diferente do que aconteceu com o Mythix.
Aparentemente o Tynix não substituirá o Butterflix, já que ele só deve ser utilizado nos MiniWorlds. Então o Butterflix continuará sendo a transformação principal, como o Bloomix na temporada passada.

[Atualizado] Felizmente os MiniWorlds e as Tynix permaneceram em 2D.
As Winx diminuem quando acessam os MiniWorlds, mas infelizmente é imperceptível. 

MÚSICA - Só tivemos um pequeno trecho e quase todo instrumental, mas gostei muito do que ouvi. Pareceu suave e delicada. Bem diferente das músicas das últimas transformações. Claro que pode ser só a introdução, então tenho que aguardar uma sequência maior para dar uma opinião definitiva.

SEQUÊNCIA DE TRANSFORMAÇÃO - Gostei e não gostei. Ela foi extremamente curta, mas diferente do Butterflix, foi criativa e nenhum pouco monótona. Os cristais/diamantes deram um toque especial e tivemos lindos efeitos com reflexos. As poses lembraram um desfile de moda, o que particularmente não me agradou, mas o problema real vai ser o quanto elas ficarão parecidas. Eu já consigo aceitar transformações assim, facilita o trabalho e até faz algum sentido, mas as sequências não. Elas deveriam manter um pouco de individualidade pelo menos nisso. Mas só vimos um pequeno trecho, então a do Tynix ainda pode nos surpreender nesse quesito.
Tudo indica que a sequência não está completa. Tivemos pouquíssimas cenas de algumas Winx e foco total na Bloom (novidade rs). Continuo com a opinião de que as transformações tem que ser exibidas completas uma única vez, de preferência no momento da conquista. E esse episódio tinha tempo de sobra pra isso. Mas talvez tenha sido assim por causa da participação dos animais. Espero que a exibam completa em algum episódio, mas não estou muito confiante.

[Atualizado] Tivemos mais algumas cenas na transformação, mas infelizmente nada muito significativo. Então a sequência "completa" do Tynix (link) é basicamente essa. Simplesmente a menor da história do desenho.

TRANSFORMAÇÃO - O Tynix é lindo! Quanto a isso não resta dúvida. Mas ainda prefiro o Butterflix. Sempre levo um pouco mais de tempo para me desapegar... rs
O ponto alto da transformação é a 'segunda pele' com cristais. Amei! Só acho que a da Flora tinha que ser de uma cor diferente do vestido como a das outras.
O ponto baixo são os penteados. Não que eles não sejam bonitos, muito pelo contrário, mas quase todas estão de rabo de cavalo e as mechas remetem muito ao Sirenix. Temos tantos penteados maravilhosos em figurinos mal aproveitados e criam para o Tynix rabos de cavalo parecidos entre si e que remetem a outra transformação. Não dá pra entender...
O penteado da Musa é o único que não conseguimos ver bem. Parece um coque meio desfiado... Acho que será meu preferido. Mas confesso que fiquei um pouco decepcionada por não ser aquela linda maria chiquinha que estava prevista (link), principalmente depois de ver um maravilhoso fanart dela (link).
Achei o cabelo da Flora mais claro que o normal, mas pode ser por causa dos efeitos. E não gostei muito daquele "arco", mas é questão de costume.
Os modelos dos vestidos sem os cristais me lembraram muito o Sirenix. Com exceção da Tecna, que me lembrou seu Mythix. O da Aisha remete muito ao Sirenix da Tecna. Falando nisso, parece que ela "roubou" de vez as cores da Tecna...
Por essas cenas, os modelos que mais gostei foram os de Musa, Stella e Bloom. Achei o da Flora um pouco exagerado e o da Tecna simples demais. Já as combinações de cores que mais me agradaram foram as de Aisha e Musa. E detestei as da Tecna. Que tom de verde é esse?! Pra mim seu vestido devia ser lilás e a 'segunda pele' verde, mas resolveram dar essa combinação para a Aisha...
Não gostei muito das asas de Tecna e Flora, mas talvez elas fiquem legais em movimento. As outras me agradaram, tanto no formato quanto nas cores, mas achei o tamanho da Bloom meio exagerado em algumas cenas.
Os calçados são bonitos, mas eles poderiam ser mais delicados. Acho que sapatinhos de cristais combinariam um pouco mais com o estilo da transformação. 
Ainda não tenho preferidos, preciso de mais cenas para avaliar, mas por enquanto os Tynix de Musa, Aisha, Stella e Bloom me agradam mais que os de Flora e Tecna.

[Atualizado] O cabelo da Flora está mesmo mais claro. Não gostei... E ela está muito rosada para o meu gosto. Vestido, pernas, braços, cabelo... Continuo gostando menos do Tynix dela e da Tecna que das outras.
Definitivamente o Tynix da Musa é meu preferido. Adorei o penteado, a asa e o modelo são lindos, as cores estão em total harmonia. Perfeito! E os de Aisha, Stella e Bloom continuam me agradando bastante.

ANIMAIS - Infelizmente a transformação deles não pegou ninguém de surpresa. Teria sido muito mais interessante...
Ainda não sei se gostei do visual de todos, mas no geral lembram Guardiões, principalmente Amarok e Critty.
Amarok foi o que mudou menos, Critty e Elas simplesmente cresceram ficando com aparência mais adulta, Flitter cresceu e esticou, Shiny ficou parecendo uma galinha gigante e Squonk foi o que mais mudou. Passou a ser quadrúpede e ganhou asas enormes e desproporcionais. A princípio, gostei mais dos três primeiros, mas o que vai importar mesmo é se eles ganharão novas habilidades. E assim à primeira vista, isso só parece ter ocorrido com Squonk, que agora poderá voar.
Eles estão com selas, o que significa que as Winx deverão montá-los. Seria bem interessante vê-las assim, mas elas tem asas e não sei se seria útil de verdade. Talvez se elas não estivessem transformadas... Mas aparentemente os animais só se transformarão com as Tynix nos MiniWorlds. Seria tão legal se eles se transformassem assim na hora que quisessem...

[Atualizado] Gostei de todos os animais em movimento, inclusive de Shiny e Flitter, mas em repouso ambos continuam meio estranhos pra mim. E mesmo sem asas, Amarok, Critty e Elas também ganharam a habilidade de voar nos MiniWorlds.