domingo, 3 de agosto de 2014

Winx Club 6x22 e 6x23 [Comentários]


Music Cafe & Hino de Alfea

Detestei o enredo principal dos episódios! Eles foram exatamente o oposto do que eu esperava. Musa deveria ter sido a estrela em sua transformação Mythix, como aconteceu com Flora, Stella e Tecna nos episódios anteriores e acontecerá com Layla e Bloom nos próximos, mas infelizmente não foi assim. 
Ela foi colocada como vítima e as outras Winx como suas salvadoras. São elas que vão ao Legendarium e tomam a decisão de trocar a chave pela voz da Musa. Ela nem sequer é consultada sobre isso e era a parte mais interessada.
Ficou claro que essa parte do enredo foi escrita sem pensar na Musa e sim na atitude das outras Winx, que tiveram que abrir mão de algo importante que elas procuraram por bastante tempo e precisavam muito para ajudar uma amiga. Por isso inventaram a palhaçada de não poder se transformar sem voz. (Então não existem fadas mudas né? rs) E esse foi o ponto negativo desse enredo. Porque sem se transformar, Musa teve que ficar de fora dos momentos mais importantes dos episódios que teoricamente eram dela. Um verdadeiro desrespeito à personagem e seus fãs. Será que nenhum dos redatores de Winx Club gosta dela?
Essa parte do enredo poderia e deveria ter sido escrita para beneficiar a Musa e isso era possível se excluíssem a tal palhaçada de não poder se transformar sem voz. Assim, Musa poderia ter ido ao Legendarium e participado da negociação com Rumpelstiltskin. De preferência para enganá-lo, como sempre acontece nos contos inspirados nesse personagem. Mas parece que queriam fazer Musa sofrer de todas as formas possíveis nesses episódios e deixar uma ponta solta para ser resolvida pela estrela do desenho nos episódios finais. Aff!

Felizmente nem tudo foi ruim. Minhas partes preferidas foram Musa tocando ao piano aquela linda canção e a despedida dela e do Riven. Já era tempo disso acontecer. Mas vamos por partes...
Gostei da ideia do Music Cafe e da participação da Roxy e das outras fadas, mas achei meio forçado elas defenderem Alfea com música. Não existe uma barreira própria pra isso? Tudo bem que no próximo episódio vamos ver que ela é inútil, mas não era na 3ª temporada. De qualquer forma, a cena foi linda. Só ficou faltando um novo figurino. Podia até ser aquele da 5ª temporada. Mas ao invés disso Stella preferiu arrumar o Kiko de garçom. Fiquei com tanta raiva! rs
Adorei o desfecho da disputa entre Riven e Sky, mas achei o momento péssimo. Com Musa sem voz e sem poder lutar, ele devia ter ficado ao lado dela. Mas esse enredo tinha que acontecer em um episódio dela e infelizmente ela só teve esses.
Finalmente ficou claro o motivo do treinamento excessivo do Riven. Ele queria ser o líder dos Especialistas. Pra mim Sky nunca foi o líder, mas Bloom também não era e meio que passou a ser, já que quase todas as decisões das Winx partem dela. Então nada mais natural em um desenho que sempre a favorece, que seu namorado também passe a ser. Só acho que esse enredo devia ter sido melhor explorado em algum episódio passado. Assim do nada ficou meio sem sentido. Devíamos ter visto alguma cena dos especialistas conversando sobre a liderança do grupo.
[Editado 08/ago - Comecei a rever algumas cenas do Riven em português e percebi que ele fala sobre o desejo de ser líder com Musa no episódio 5. Vou rever mais algumas, mas ainda estamos no ep. 14 no Brasil]
[Editado 20/set - Hoje foi exibido o ep. 23 no Brasil, última participação do Riven na temporada. Agora posso afirmar com toda a certeza que não teve nenhuma conversa entre os Especialistas sobre a liderança do grupo] 
De qualquer forma, sempre soubemos da insatisfação do Riven em ser o segundo melhor especialista e sabíamos que isso não ia mudar nunca, já que o primeiro sempre seria o namorado da Bloom. Então ele só tinha uma saída: sair do grupo. Não ficou claro pra mim se ele só saiu da equipe ou se deixou de ser um Especialista, mas adorei a atitude dele. Foi coerente e sensata. Ele tem condições de ser líder de qualquer outra equipe. Não tem porque viver à sombra do Sky.
Sobre o término do casal, claro que fico triste, mas esse era o caminho certo a seguir. Ele precisa se reencontrar e Musa não podia continuar aceitando seu comportamento distante. Essa atitude não combina com a personalidade dela.
Só espero que eles voltem a namorar na próxima temporada e que ele entre em outra equipe de Especialistas ou se torne um Paladino. Riven é meu segundo personagem preferido. Sem ele e com Musa mal aproveitada, não sei se conseguirei continuar acompanhando o desenho.



 
 
 
 
 
 
 

Obs. Assisti os 4 episódios exibidos hoje ao vivo por streaming, mas fiquei tão decepcionada que saí da internet e ocupei minha mente com outras coisas por algumas horas. Então só deu tempo de escrever sobre esses episódios hoje. Os próximos ficam pra amanhã. Mas posso adiantar que não gostei do 25 e achei o 24 apenas regular.